Cirurgia da Catarata

Perguntas mais Frequentes

Perguntas mais Frequentes, Cirurgia da Catarata

A maioria dos pacientes que têm necessidade de operar-se de cataratas por vezes fazem-se muitas perguntas a respeito da intervenção. A operação que se realiza actualmente para extrair o cristalino opacificado (catarata) denomina-se facoemulsificação.

Para tentar resolver as suas duvidas cerca deste tipo de cirurgia, temos feito este questionário com as suas respostas, recopiladas das questões que nos têm feito outros pacientes que, como você, desejavam ser operados.

O que é a catarata?

É a opacificação do cristalino, uma das lentes do sistema visual, que ocorre com o passar dos anos, e também devido a outros problemas como traumatismos e inflamações oculares.

Quais são os síntomas?

Perguntas mais Frequentes, Cirurgia da Catarata

Num primeiro momento, quando a catarata é pouco densa, nota-se um enturbiamiento da visão. Também as luzes (como a procedente do sol, lâmpadas, focos dos automóveis, etc) podem causar mais deslumbramento do que é habitual.
A medida que a catarata se desenvolver, a visão faz se mais confusa, impedindo progressivamente a realização das actividades quotidianas

Como se detecta uma catarata?

Quando você note algum dos sintomas descritos deverá acudir à consulta oftalmológica. Com uma exploração completa, o oftalmólogo poderá saber se você tem ou não cataratas.

Qual é o tratamento?

O tratamento é sempre cirúrgico. Consiste na extracção do cristalino, mediante a técnica de facoemulsificação, e a sua substituição por um cristalino artificial ou lente intra-ocular.

Em que consiste a técnica de facoemulsificação?

Perguntas mais Frequentes, Cirurgia da Catarata

Mediante energia ultra-sónica ou laser, o cristalino opacificado (catarata) é pulverizado em microparticulas que são aspiradas do interior do olho.
Isto realiza-se com um terminal muito fino, que se introduz na câmara anterior de través duma mínima apertura (que varia entre 1.8 e 2 milimetros). Desta maneira a recuperação do paciente é muito mais rápida do que com as técnicas antigas. É o que chamamos cirurgia minimamente invasiva

Quando devo operar-me?

Geralmente recomenda-se a intervenção quando o paciente começa a encontrar dificuldade na realização das tarefas quotidianas.

Sentirei dor durante ou depois da operação?

A técnica de facoemulsificação não é dolorosa nem durante nem depois da intervenção.
De facto realizamo-la com anestesia tópica (gotas) sem necessidade de injecções.
A maioría dos pacientes referem só uma sensação de pressão devida aos aparelhos com que imobilizamos o olho quando realizamos a cirurgia, e leve ardor nas horas seguintes à mesma.

Quando é que posso começar a fazer vida normal depois da intervenção?

Perguntas mais Frequentes, Cirurgia da Catarata

Depois da intervenção o paciente deve ficar em casa a descansar umas 24 horas.
A manhá seguinte, a melhora visual é tão importante que a maioria dos pacientes podem começar a fazer sua vida normal.

Qué tipo de precauções devo ter depois da operação?

O paciente usará colirios (antibióticos e anti-inflamatório) durante as 4 semanas seguintes. É totalmente contra-indicado esfregar os olhos durante um mínimo dum mês depois da intervenção.
As actividades desportivas podem-se praticar sempre que se utilizarem óculos protectores adequados.
Evitar-se-a a maquilhagem durante o mes a seguir à intervenção.

Tem riscos esta técnica?

Como em qualquer técnica cirúrgica sempre há riscos, porém estes são mínimos.
A facoemulsificação é uma das técnicas cirúrgicas mais seguras e precisas que existem hoje em dia, e proporciona ao paciente a possibilidade de se reincorporar às suas tarefas habituais quase imediatamente depois da intervenção.

Podem-se operar os dois olhos ao mesmo tempo?

Normalmente não se operam ambos os olhos na mesma sessão cirúrgica, à excepção de que motivos médicos proprios do paciente assim o recomendarem.
Ainda a possibilidade de complicações ser mínima, ao tratar-se duma cirurgia intra-ocular não recomendamos operar ambos os olhos duma vez.

Terei necessidade de usar óculos depois da operação?

A melhora em qualidade de vida dos pacientes operados de cataratas na actualidade é extraordinária.
A maioría dos pacientes podem realizar as actividades actividades normais de visão distante sem necessidade de utilizar óculos. Terá de utilizar oculos de perto se não tiver decidido, por indicação do cirurgião, optar pelas lentes intra-oculares multifocais.

O qué são as lentes multifocais?

Para não depender dos óculos depois da cirurgia de cataratas é possível implantar lentes multifocais ou progressivas, que permitem como os óculos multifocáis focar a diferentes distâncias. Este tipo de lentes estão indicadas em quase todos os pacientes.

Tenho interesse em operar-me? O que devo fazer agora?

Ligar-se para a nossa consulta +(34) 91.550.24.48, e concertar uma citação com a Clínica Iradier para um exame preoperatório, e desta maneira saber se é você um candidato à cirurgia. Também pode solicitar consulta através da nossa página web. Para qualquer aclaração adicional, favor de contactar nesse mesmo telefone.