Decálogo para a tua saúde ocular nestas ferias

Quando praticares natação não esqueças utilizar óculos protectores

"Conselhos da Clínica Iradier para cuidar teus olhos no verão"

Sempre, e ainda mais no verão, uma adequada dieta mediterrânea rica em saladas, frutas e vegetais e um suplemento extra de Vitaminas A , E e C (anti-oxidantes) e luteina podem ajudar a prevenir o envelhecimento dos olhos (cataratas e degeneração macular).

Durante as ferias, protege teus olhos com óculos de sol homologados com filtro de raios UVA (ultra-violeta), sobre tudo no mar e na montanha, e evita comprar aquelas que não tiverem garantia dos estabelecimentos acreditados.

Quando praticares natação não esqueças utilizar óculos protectores para evitar o contacto directo da água nos olhos, sobre tudo nas piscinas (fortemente cloradas). Contudo, também é recomendável utilizá-los no mar.

Durante a época de mais calor, quando trabalhares com o computador em ambientes de grande refrigeração por ar, lembra-te de fechar os olhos uns minutos cada hora de trabalho para os fazer descansar, e se notares sequidade neles, utiliza lágrimas artificiais, de farmácia, sem conservantes.

Se usares lentes de contacto deverás ter especial atenção em não os deixar expostos

Se usares lentes de contacto deverás ter especial atenção em não os deixar expostos, no seu estojo, ao sol ou ao calor, já que, não obstante a dissolução detergente, podem-se dar as circunstâncias para se contaminarem, chegando a desenvolver-se infecções corneais que em alguns casos podem ser muito graves.

Se tiveres tresnoitado e fumado em excesso, para relaxar teu olhar e reduzir as pálpebras inchadas da manhã, umas compressas de chá frio durante uns 20 minutos far-te-ão sentir melhor.

Nestes dias de maior exposição ao ar e ao sol, a higiene diária dos párpados com produtos específicos que encontrarás nas farmácias, é muito recomendável para diminuir o excesso de secreções de gordura e melhorar as irritações e alergias.

Cuidado com a pratica de desportos nos que se utilizam bolas (ténis, golfe…) sem uns adequados óculos de protecção que encontrarás em ópticas ou estabelecimentos de material desportivo. Com a sua utilização evitar-se-ão traumatismos muito graves que se produzem nestas actividades.

Em caso de acidentes, na nossa página Web (www.drairadier.com) secção "Conselhos de Saúde Ocular" encontrarás uma guia para, sem riscos, afrontar os mais comuns até chegar ao centro hospitaleiro.

Vai una vez por ano ao oftalmólogo, sobre tudo se tiveres antecedentes familiares de doenças oculares ou se notares moléstias nos olhos ou tiveres avermelhecimento ou secreções. Quando voltares de ferias pode ser a melhor época para uma revisão com que ficar tranquilo para a nova temporada.